O Parque Nacional do Iguaçu é composto por dois parques nacionais, um em Foz do Iguaçu e outro em Puerto Iguazu (Argentina). O curioso é que, embora só se vejam as cataratas como atração principal, o parque tem uma área de 252.982 hectares (67.720 do lado argentino e 185.262 do lado brasileiro).
Essas quedas na Argentina e no Brasil conseguiram atrair tanta atenção que quase ao mesmo tempo foram declaradas Parques Nacionais (1934 na Argentina e 1939 no Brasil). E depois de alguns anos e milhões de visitantes fascinados pela paisagem e pelo som desta atração natural, a UNESCO os declarou Patrimônio da Humanidade em 1984, e reafirmado como Valor Universal Excepcional (sua cultura e natureza são tão importantes que sua conservação deveria ser de interesse mundial) em 2013.
Por que eles são tão famosos? Basta ver fotos e vídeos para se surpreender com sua beleza.
Mas não se trata apenas de turismo: o Parque Nacional do Iguaçu abriga muitas espécies de animais e flora que formam um importante ecossistema natural conectado a toda a América Latina.
Cada visitante que vem às Cataratas do Iguaçu colabora para a continuidade do trabalho de conservação da área.
E obviamente, As Cataratas do Iguaçu têm permitido o desenvolvimento das economias locais, fazendo com que a cidade de Puerto Iguazu e Foz do Iguaçu cresçam e melhorem a qualidade de vida de seus habitantes.